Chegou no dia 10 de fevereiro de 2014 o ícone da Senhora Aparecida, que estará nos acompanhando na Jornada de Trabalho. Por enquanto, sete pessoas inscritas em nosso andar, receberão o ícone, onde trocarão orações na passagem da imagem; rezarão uns pelos outros, rogando as graças de seu Filho a todos os colegas de trabalho.

A iniciativa da proposta não foi minha, mas de outros empregados que trabalham na PETROBRAS, em outros prédios, que ficam pelo Centro da cidade. Aqui no bairro do Maracanã, chegou agora, pois gostei da ideia e convidei algumas pessoas, e já estamos com a imagem.

No andar que trabalho, com cerca de 90 pessoas, olhava de um lado a outro, tentando descobrir colegas a adesão, não foi fácil, pois há uma diversidade de crenças, e até junto aos católicos, vemos dificuldade de adesão, talvez por vergonha, medo ou outro motivo. Mas enfim, sete se prontificaram a acolher, e ainda, acredito que outros virão, após verem o movimento da imagem pelo andar. Inclusive, já conversei com alguns amigos de outros andares e do prédio anexo, que se mostraram receptíveis a ideia. Ao terminar, este artigo, mais uma colega aderiu a campanha da Imagem Peregrina. Agora somos oito.

O que vale, são lembranças, de quando entrei na Companhia em dezembro de 1983, e fui até a REDUC (Refinaria Duque de Caxias), tratar de minha admissão. Na portaria principal havia uma faixa que dizia “Bem vindo ao futuro, hoje atingimos a produção de 300.000 barris de Petróleo/dia”, hoje a produção está com a marca de 2.000.000 barris de Petróleo/dia. Em silêncio, sentei em um banco próximo a uma árvore, estava fresquinho o lugar, e rezei a oração do Terço, agradecido, por minha admissão na Empresa.

Trinta anos depois, pelo sucesso de minha carreira e por muitas graças alcançadas, principalmente no tempo em que trabalhava embarcado nas Plataformas de Petróleo. A Empresa agora, com um Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário, nos alerta que está na hora de sair e dar a vaga a outro que chega. Perguntava a mim mesmo: – como agradecer tão boa Mãe? Entrei na Empresa com a Oração do Terço, não quero sair da Empresa, apenas com uma oração do Terço, mas algo que marque e seja frutuoso para os que ficam. Então recebo a graça de acolher o ícone da Senhora Aparecida, para um serviço de Evangelização, relembrando os bons momentos em que tive a graça de fundar, junto com outros colegas de trabalho o Grupo de Oração Oásis com Maria, que por dez anos, esteve funcionando na Capela do Santíssimo da Catedral do Rio de Janeiro, mas esta história contarei em outro artigo, neste Blog.

Enfim, é fato, a imagem da Senhora Aparecida está circulando pelo prédio da PETROBRAS, no bairro do Maracanã, onde rezamos uns pelos outros e tornamos o ambiente carregado de graça, sabendo que por trás de tudo o que fazemos, pela intercessão de Maria, Jesus está conosco.

Salve Maria!