Aconteceu nos dias 25 a 27 de abril de 2014, o Retiro de Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, na Casa de Retiros Padre Anchieta, em São Conrado/RJ, orientado pelo Pe. Adroaldo Palaoro,SJ, com presença de 40 pessoas aproximadamente.

Esta modalidade de Retiro, se faz no silêncio, como início de uma caminhada espiritual e, como início, só se faz uma vez preparando o Espírito para um aprofundamento.

Desta vez, o desafio de participar como acompanhante, preparando a liturgia, liderando grupo de partilha e acompanhamento individual. Aprendi a escolher músicas para as celebrações, para abertura dos temas. Foi grandioso trabalhar em Equipe, e poder partilhar a alegria nos bastidores pelo sucesso de tudo. Uma boa convivência com Erika Gouveia, que depois de um longo tempo vibramos por ter encontrado o Canto do Pai Misericordioso; Jussara Guerreiro, na preparação da Liturgia e Zélia Ribeiro, com cartazes, distribuição dos textos. Unidade.

Tudo é graça e como diz o texto final distribuído pelo Pe. Adroaldo: “Tenho fome de horizontes”, pois seguir Jesus Cristo é aderir a Ele incondicionalmente, é entrar no seu caminho, recriá-lo a cada momento e percorrê-lo até o fim. Seguir é deixar-se “con-figurar”, isto é, movimento pelo qual a pessoa vai sendo modelada à imagem de Cristo.

Coloco-me na presença de Deus, numa atitude de pobre e com um coração agradecido.