Evangelho (Lucas 9,1-6)

Naquele tempo, 9 1 reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades. 2 Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3 Disse-lhes: “Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas. 4 Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixeis aquela localidade. 5 Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés”.  6Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.

+++

Jesus dá poder, autoridade, envia seus discípulos, pede simplicidade e humildade. Da mesma forma hoje, precisamos ser sábios e prudentes e pedir a Deus apenas o necessário. Não precisamos de: riqueza, saúde, bem-estar, honra, fama, glória.

Aprendemos que não devemos viver na abundância, mas também não devemos viver na miséria, pois, a virtude está no meio, nos diziam os sábios, precisamos confiar na riqueza verdadeira, que é a palavra de Deus. Já nos diz a oração do Pai nosso: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Como está nossa vida diante de tudo isto?

Tantas coisas pensamos ser necessárias, mas com o passar do tempo não damos o devido valor, quantos enganos!  Mas, ao optarmos pela escuta da Palavra, e se, a transformarmos em ações, poderemos nos reconhecer como verdadeiros discípulos missionários, partilhando a missão de Jesus.