Evangelho (Lucas 9,7-9)

Naquele tempo, 9 7 o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: “É João que ressurgiu dos mortos”; outros: “É Elias que apareceu”; 8 e ainda outros: “É um dos antigos profetas que ressuscitou”. 9 Mas Herodes dizia: “Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas?” E procurava ocasião de vê-lo.

+++

O povo tinha desejo de ver Jesus, por causa de Suas Palavras e Seus Milagres. Muitos vinham por curiosidade, outros para serem curados e libertos de algum mal. Já outros vinham de coração aberto, para se tornarem discípulos do Mestre. Na multidão, como controlar a intenção de cada pessoa?

Tantas são as intenções nos corações das pessoas que o seguem, mas Jesus não se deixa influenciar, pois não fazia milagres sob encomenda. Somente aqueles que de algum modo demonstravam fé, Jesus curava. Somente as pessoas de coração sincero poderiam ser escolhidas para o discipulado, e neste aspecto não adiantava se oferecer, só o seguiam aqueles que Ele chamava pelo nome.

O impetuoso Herodes tem curiosidade de ver Jesus, mas só queria ver, pois não sabia de quem se tratava e quem sabe, poderia ver um milagre, para o rei seria um espetáculo de mágica. Mas, naquele momento, Jesus o decepciona e não cede aos caprichos do rei. Herodes só verá Jesus, por ocasião de Sua Paixão.

Você tem desejo de ver Jesus ou quer aderir ao Reino e ser Seu discípulo?