Na realidade, Deus escreveu e escreve dois livros: o livro da vida e o livro da Escritura. O livro da Escritura foi escrito para iluminar, ajudar a ler o livro da vida. Nossa Senhora compreendeu muito bem esta realidade: “Os pastores foram às pressas para Belém, e encontraram Maria e José e o recém-nascido deitado numa manjedoura. Vendo-o, contaram o que lhes fora dito a respeito do menino; e todos os que ouviam ficavam maravilhados com as palavras dos pastores. Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração” (Lc 2,16-19).

E depois da ida a Jerusalém, por ocasião dos 12 anos de Jesus, voltando a Nazaré, “sua mãe conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração”. (Lc 2,51).

Nem sempre Maria compreendeu o que Jesus dizia, como, por exemplo, no encontro de Jesus no Templo (Lc 2,50) ou em Caná (Jo 2,4). Nem por isso Maria se desorientava. Ouve a Palavra, conservava-a e reflete sobre ela. É a fé que leva Maria a subir o Calvário. Só esta atitude já implica que o mistério da vida de seu Filho estava clareando, sem deixar de ser obscuro. Ali no Calvário, quando os Apóstolos tinham fugido, Ela estava de pé, associando-se à cruz como única árvore da vida. Nesta oportunidade, Ela já terá entendido melhor as proféticas palavras do velho Simeão no Templo, no dia da purificação do Menino Jesus: “Eis que este menino foi colocado para a queda e soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição, – e a ti, uma espada transpassará a tua alma! – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações” (Lc 2,34-35). Verdadeira Filha de Sião, Maria suportará em sua própria vida o destino doloroso do seu povo. Juntamente com seu Filho, estará no âmago desta contradição pela qual os corações deverão revelar-se pró ou contra Jesus. Maria, como diz o Concílio Vaticano II (LG n.58), “in peregrinatione fidei processit” (peregrina na fé).

Dom Aloísio Cardeal Lorscheider,OFM
Cardeal Arcebispo de Aparecida (1995-2004)
Maria Trono de Sabedoria (Academia Marial)