Com o “Sim” de Maria, o Filho de Deus fez a sua entrada no mundo, na história, tomou a nossa natureza humana no seio da Virgem Maria, encarnou-se: “E o Verbo se fez carne e colocou a sua tenda entre nós” (Jo 1,14). Este “faça-se” da Virgem deu início ao desabrochar do Reino de Deus na história. Com este “faça-se“, inicia-se o Novo Israel. Com este “faça-se“, a Igreja na sua essência se estabelece no mundo, na história. Com este “faça-se“, começa uma nova época, uma nova criação, uma criatura nova. Esta passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1,26-38) lembra o Gênesis 1,2. É o sopro de Deus (o Espírito Santo!) que, pairando sobre as águas do Universo, dava fecundidade e vida à criatura, dava forma e harmonia ao Universo. No caso de Maria, o Espírito Santo cobre-a com a sua sombra, envolve-a com a Sua presença, que é presença de vida, de graça, de presença divina: “Ave, kexaritooménee! (Alegra-te, cheia de graça!), O Senhor está contigo” (Lc 1,28). O sinal desta vida nova é a própria Isabel estéril: “E eis que Isabel, tua parente, está também para dar à luz um filho em sua velhice e já está em seu sexto mês, ela que era chamada estéril” (Lc 1,36). O Espírito de Deus está na origem desta vida nova, Ele que faz grandes coisas; Ele que intervém com toda a força do seu braço (Lc 1,49.51).

Tudo se processa num clima de fé, num clima de vida nova, de uma nova criação. É a Nova Eva, a Mãe dos novos viventes (cf. Gn 3,20) que se projeta no horizonte da re-criação, da recapitulação “eis que faço novas todas as coisas” – o Universo inteiro recapitulando-se em Cristo através de Maria! (Ap 20,5; Ef 1,10).

Eva não escutou a voz de Deus, mas acreditou na palavra do Anjo Mau, e o mal entrou no mundo dos homens. Maria, ao invés, ouviu a voz de Deus, escutou a Palavra de Deus que o Anjo Bom lhe trazia, e entraram no mundo a bondade e a misericórdia de Deus (veja-se Tt 2,11). A benignidade de Deus se manifestou.

Dom Aloísio Cardeal Lorscheider,OFM
Cardeal Arcebispo de Aparecida (1995-2004)
Maria Trono de Sabedoria (Academia Marial)