Não consiste somente, em se afastar do ruído do mundo e passar alguns dias recolhido; não é também dar mais tempo à oração e exercitar-se na penitência interior e exterior. O fim principal do EE é a salvação (Mt 16,26). Assim, se não tivéssemos necessidade de salvação, também não seriam necessários os EE, pois este estão centrados na salvação de nossa alma como único fim. E quem saísse dos EE sem ter posto seu espírito em estado de salvação, isto é, na graça de Deus, teria perdido seu tempo.

Mas, como a nossa salvação é programada para toda a vida, os EE têm também a finalidade de nos apresentar os meios, ou seja, o caminho para a vitória sobre nós mesmos. Assim, Santo Inácio propõe como fim imediato dos EE: “Exercícios espirituais para o homem se vencer a si mesmo”. Vamos aprender a manejar as armas espirituais para combater nossas paixões. Quando conseguirmos realizar o “vence-te a ti mesmo”, teremos conseguido todo o fruto que dos EE se pode e deve esperar.

São, pois, os EE o tempo apropriado para destruir em nós o pecado e levantar o edifício da nossa santificação. É o tempo de arrancar as raízes dos vícios e de plantar as flores das virtudes.

Então, o primeiro dos fins dos EE é afastar os obstáculos à nossa salvação, alcança-se com as meditações da Primeira Semana, que falam sobre as verdades eternas: o fim do homem, a morte, o juízo. O segundo, é procurar a nossa perfeição, que obtemos com as três semanas seguintes.

Mas, para saber o grau de perfeição que devemos chegar é necessário conhecer a vontade de Deus, que fazem parte das meditações da Segunda Semana, que se ocupa com a vida oculta e pública de Jesus Cristo.

Mas, não é só isto, para o grau de perfeição é necessário a força do Espírito Santo, para seguir, que encontraremos nas meditações da Terceira e Quarta Semana, que falam sobre a vida dolorosa e gloriosa de Jesus.

Fonte: 
Exercícios Espirituais
Pe. Alexandrino Monteiro,SJ
Exercícios de Santo Inácio de Loyola
Adaptados e atualizados por Pe, Haroldo J. Rahm,SJ e
Dra. Núbia Maciel França
O caminho da saúde espiritual