Uma prática que o pode ajudar a entender seu papel no sonho divino para este mundo é o EXAME DE CONSCIÊNCIA criado por Inácio de Loyola. É uma forma de oração bastante simples, que pode se tornar um hábito e vai construir um sólido fundamento para a vida cotidiana.

1. Comece AGRADECENDO a Deus por sua vida e seu dia;

2. Em seguida, PEÇA-LHE que o ajude a ver seu dia com os olhos de Deus, a tomar consciência do que aconteceu no dia que revelou ser você parte da solução divina ou parte do problema;

3. Depois, RECORDE as várias partes do dia. Observe os sentimentos que vêm a tona em você, positivos e também negativos. Peça a Deus que o ajude a classificar os mais significativos desses sentimentos, para entender o sentido deles. O que eles lhe dizem a respeito de sua amizade com Deus? Por exemplo, talvez você note como seu coração se exaltou quando alguém lhe falou do sucesso do próprio filho. Você contou isso à pessoa? Se contou, que reação ela teve? Se não contou, seria uma boa coisa a fazer? Talvez você perceba ter sido impertinente com um colega de trabalho e que ele pareceu ficar paralisado na sua frente. Na presença divina, como agora você reage a esse acontecimento? Sente-se inclinado a prosseguir essa conversa?

Fazer esse tipo de EXAME DE CONSCIÊNCIA todas as noites vai aos poucos harmonizá-lo com a maneira como Deus o toca e o move na vida ordinária, atraindo-o à amizade e a seu papel específico na afetuosa atividade divina. O EXAME COTIDIANO é uma forma disciplinada de permitir que Deus faça seu coração ficar parecido com o de Jesus.

Que privilégio é dado a cada um de nós apenas por ter nascido! Ser convidado à amizade com Deus e, como adultos, participar livre e alegremente de tudo o que Deus está fazendo, todos os dias, bem aqui onde vivemos. E podemos aceitar o convite e concordar com ele, não importa qual seja o nosso caminho individual na vida.

Como você reage a essa reflexão?

Fonte: BARRY,W.A. Mudar o coração, transformar o mundo (2016)