Há muitas pessoas que desejam ler a Bíblia e entendê-la, mas não sabem como fazer, sentem-se perdidas e acabam abandonando-a.

Levar essas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprenderem a ler a Bíblia a terem uma noção básica, ou seja, os primeiros passos para grandes descobertas proporcionadas pela Palavra de Deus é o que queremos neste início da Catequese de Adultos.

A falta de habilidade para ler as Escrituras estabelece uma grande barreira entre os leigos e sua aproximação para com Deus

Durante a leitura da Bíblia, você vai desvendar o Livro dos livros. Ela tem resistido ao tempo, perseguições e até as fogueiras. Mas, Deus tem permitido hoje, que você tenha livre acesso a sua Palavra. Por anos, vidas de milhares de pessoas têm tomado um novo rumo a partir do conhecimento das verdades reveladas nas páginas da Bíblia.

A Bíblia:

É uma biblioteca de 73 livros, bem diferentes, diversos estilos, escritos em épocas distantes;

É o livro que contém a Palavra de Deus expressa em palavras humanas;

É uma grande obra literária;

Um livro único, inesgotável, onde se encontra tudo o que se refere a Deus e ao homem;

Não é um simples livro.

A Bíblia é o plano de amor salvífico

A revelação divina é, pois, um grande dom, imerecido e inesperado do amor de Deus, em forma de diálogo amoroso, «conversa» ou comunicação entre amigos.

A revelação divina é realmente Palavra de Deus, mas é também – e inseparavelmente – acontecimento, manifestação e desenvolvimento do plano de Deus ao longo da História.

ANTIGO TESTAMENTO (AT)

Composto por 46 livros. O Antigo Testamento, ajuda-nos a compreender que nada de quanto é bom, verdadeiro e santo no mundo, se pode explicar independentemente do Espírito de Deus.

Pentateuco: É composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia: Gn; Ex; Lv; Nm; Dt.

Históricos: Nos livros históricos, encontramos a história do Povo de Deus, desde a entrada na terra prometida até próximo a época de Jesus. São estes: Js; Jz; 1 e 2 Sm; 1 e 2 Rs; 1 e 2 Cr; Esd; Ne; Tb; Jd; Est; 1 e 2 Mc; Rt.

Poéticos e Sapienciais: Falam da sabedoria dos homens e da experiência do amor de Deus na vida da comunidade. Estes Livros contêm orações, cânticos e poesias, escritos e vividos à luz da fé: ; Sl; Pr; Ecl; Eclo; Sb; Ct.

Profetas: Os Livros Proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã se subdividem em dois grupos, o dos primeiros profetas (maiores) e o dos profetas menores.

Profetas Maiores: Is; Jr; Lm; Br (secretário do Profeta Jeremias); Ez, Dn.

Profetas Menores: Os; Jl; Am; Ab; Jn; Mq; Na; Hab; Sof; Ag; Zc; Ml.

 

NOVO TESTAMENTO (NT)

Os 27 livros do Novo Testamento foram escritos por vários autores em várias épocas e lugares. Ao contrário do Velho Testamento, o Novo foi escrito em um curto espaço de tempo, durante um século ou um pouco mais.

Evangelhos: A palavra evangelho significa “Boa Nova“, e refere-se ao nascimento do Messias prometido. Os evangelhos focam a vida, morte, e ressurreição de Jesus, bem como os seus ensinamentos: Mt, Mc, Lc, Jo.

Atos dos Apóstolos: A história dos primeiros cristãos após a morte de Cristo é relatada no livro de Atos, é a história dos primórdios da Igreja, como comunidade, de autoria atribuída a Lucas. At.

Epístolas de São Paulo: Este grupo contém várias epístolas (cartas) escritas tanto para indivíduos quanto para as primeiras comunidades cristãs. A maioria dessas epístolas expõe pontos teológicos importantes para o desenvolvimento da doutrina cristã: 1 e 2 Ts; Gl; 1 e 2 Cor; Rm.

Epístolas Pastorais: 1 e 2 Tm; Tt.

Epístolas do Cativeiro: Fl; Fm; Cl; Ef.

Epístolas aos Hebreus: Hb. Esta carta, é atribuída a um discípulo de Paulo.

Cartas Católicas: As outras epístolas ou epístolas universais são dirigidas às comunidades cristãs como um todo. Foram nomeadas de acordo com os seus autores: Tg; 1 e 2 Pd; Jd, a este grupo também pertencem as cartas de João, conforme abaixo.

Outros escritos de João: 1, 2 e 3 Jo; Ap (Apocalipse é uma revelação de Deus à João quando ele foi exilado na ilha de Patmos, fala sobre a volta de Jesus Cristo).

 

COMO ENCONTRAR UMA CITAÇÃO

As citações bíblicas são os endereços das passagens que desejamos encontrar e seguem sempre a mesma ordem: Título do Livro (abreviado), Capítulo e Versículo. Exemplo: Mt 5,23. Esta citação lê-se assim: Evangelho de Mateus, capítulo cinco, versículo vinte e três.

A vírgula ( , ) separa o capítulo dos versículos. Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto. Exemplo: Tg 4,5 – Epístola de Tiago, capítulo quatro, versículo cinco.

O ponto ( . ) indica um salto entre versículos. Exemplo: Mc 2,8.16.23 = Evangelho de Marcos, capítulo dois, versículos oito, dezesseis e vinte e três.

O hifen ( ) indica que devemos ler de um versículo até o outro. Exemplo: Lc 5,10-15 – Evangelho de Lucas, capítulo cinco, versículos de dez a quinze. O traço pode também indicar uma seqüência de capítulos. Outro Exemplo: Jo 14,18-17,20 – Evangelho de João, do capítulo quatorze, versículo dezoito, até o capítulo dezessete, versículo vinte.

O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro. Exemplo: At 1,5;16,14 – lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis. Outro exemplo: Jo 1,5; 1Ts 2,23: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e a outra na primeira carta aos Tessalonicenses.

Um esse “S” indica a leitura do versículo que vem em seguida ao citado.   Exemplo:  Rm 7,5s – Carta aos  Romanos,  capítulo  sete, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja: Rm, 7,5s é igual a Rm 7,5-6.

Dois esses “SS” indicam a leitura dos versículos seguintes ao citado. Exemplo: 1Cor 2,12ss = Primeira carta aos Coríntios, capítulo dois, versículos doze e seguintes, até onde estiver relacionado.

(a, b e c) é possível encontrar uma dessas letras depois da citação do versículo. Exemplo: Gl 3,1a, lê-se a primeira parte do versículo um. E consecutivamente a letra b corresponde a segunda parte do versículo e a c a terceira. Um versículo pode estar dividido em até três frases, desta forma é possível encontrar a frase desejada.

Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Exemplo: Jd 4 – Carta de Judas, versículo quatro.

Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo. Exemplo: Mt 5 – Neste caso deve ser lido todo o capítulo cinco do Evangelho de Mateus.