Prólogo – Ap 1,1-3

1Revelação* de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João, 2o qual atesta, como palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo e tudo o que viu. 3**Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo.”

O prólogo apresenta o conteúdo do livro, que é a revelação de Jesus Cristo e o que acontecerá depois. A autoridade, vem do autor, a quem foi comunicado de forma sobrenatural, a revelação de Jesus Cristo, e ele dá testemunho do que viu. E a finalidade: mover o leitor a preparar-se para encontrar definitivamente com Cristo.

*Revelação: palavra que vem do grego e significa apocalipsis, por isto o nome. Revelação, implica em desvelar algo que estava oculto; neste caso, o que vai acontecer no futuro.

** O Apocalipse é um convite urgente a tomar a sério a vida cristã. O livro é destinado, às reuniões litúrgicas, nas quais alguém lê e os outros escutam. Reflete o lugar de preferência da Sagrada Escritura, que é na Liturgia.

Referência Bibliográfica:

  • VV.AA. BÍBLIA SAGRADA, Universidade de Navarra, Edições Theologica, Braga, PT, 1990;