Caminho de Santiago de Compostela – Roncesvalles a Zubiri (Espanha)

12) Em que consiste o processo de educação da oração?

R: O orientador é um pedagogo cuja primeira missão é velar pela efetividade da oração do exercitante. Está rezando? E em que condições isso se realiza? Para buscar respostas, Inácio fornece ao orientador diretrizes precisas e insistentes, que denomina ADIÇÕES, que não são normas disciplinares, mas implica em “ascese” de procedimento.

Não cabe ao orientador:

  • fazer sermões ou pregações ao apresentar o material de oração;
  • perder-se em demonstrações de lirismo ou de eloquência com o intuito de provocar reações determinadas no exercitante;
  • chamar atenção para si mesmo, com erudição teológica, ou ainda fazer projeções práticas sobre a conduta cristã ou o comportamento religioso ideais.

Cabe ao orientador:

  • Abrir caminhos que o exercitante deverá explorar por si mesmo;
  • Deixando o Espírito Santo agir, respeitando a autonomia do que faz os EE e sua marcha pessoal;
  • Respeitar o modo de ação escolhida por Deus para atuar sobre ele.

Por isto, os pontos de oração propostos pelo orientador, deverão ser percorridos com uma breve explicação, apresentando apenas os dados principais.

O orientador é convidado a não depositar sua esperança em si mesmo e em recursos pessoais. Sua esperança deve estar antes na ação do Espírito Santo e no cuidado do exercitante.

Alguns exercitantes terão dificuldades, por não terem bases seguras de doutrina e mesmo de prática de oração. Isso poderá levar à necessidade da passagem por um período de “pré-exercícios”, a ser elaborado pelo orientador.

A educação na oração, finalmente, pode implicar partilhas entre os exercitantes de um mesmo processo de Exercício Espiritual. O orientador poderá criar um ritmo de partilhas em momentos-chave ou ao final das etapas (semanas), tendo em vista uma recapitulação e uma integração do que tiver sido vivido.

Referência Bibliográfica:

  • FILHO, S.C. OS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE SANTO INÁCIO DE LOYOLA, Um Manual de Estudo, E. Loyola, São Paulo,SP, 2014.