O Blog CARITATIS, pertence a Eduardo Lopes Caridade, formado pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas, curso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, criado por Dom Estevão Tavares Bettencourt,OSB († 14.abr.2008). Também é Professor da Escola Mater Ecclesiae – Núcleo Tijuca e congregado mariano, desde 1974, membro da Congregação Mariana Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, da Paróquia da Imaculada Conceição e São Sebastião do Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, RJ.  Responsável pelo Departamento de Formação da Federação das Congregações Marianas da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Atualmente frequenta a Paróquia São Francisco Xavier, na Tijuca, onde participa na Iniciação Cristã de Adultos e Pastoral do Batismo.

O Blog tem o objetivo de partilhar matérias sobre Teologia e Filosofia, sempre à luz da Doutrina Católica, Igreja na qual fui batizado, na Matriz de São Caetano, na cidade de Brasópolis, MG, em 25 de setembro de 1955. Neste Blog, podemos fazer comentários sobre temas que de alguma forma estejam ligados à Igreja e emitir comunicados relevantes.  Quero registrar um agradecimento a minha família, pelo apoio, incentivo, de modo especial ao meu filho Rodolfo, responsável direto pela criatividade e nome deste Blog.

___

A internet abre uma nova era, diz o Papa Bento XVI, na mensagem para o Dia das Comunicações Sociais 2010, onde devemos descobrir o rosto de Cristo no mundo digital.  Apesar, da mensagem, ser dirigida principalmente aos sacerdotes – a quem o papa está dedicando um Ano – a mensagem, explica Dom Celli (Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais), quer envolver também os leigos, numa espécie de ‘diaconia da cultura digital’, chamados, cada um em seu papel, a ‘testemunhar a Palavra’.

Vale lembrar, que os artigos deste Blog, são de minha autoria, fundamentados na Doutrina da Igreja, bem como, as Resenhas e Fichamentos de partes de livros, elaborados, sempre citando a fonte de consulta.

Caritatis é fruto da Alegria em ser Discípulo e Missionário de Jesus Cristo, a partir da descoberta que “ser cristão não é uma carga, mas um dom” (DA 28), retirando do Documento de Aparecida, a síntese que anima a caminhada de qualquer cristão engajado, pois, “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria“. (DA 29) 

A partir destas pontuações, pinçadas do Documento de Aparecida (DA) e à luz da Experiência dos Exercícios Espirituais, onde tenho experimentado esta alegria, através dos EVC (Exercícios na Vida Cotidiana), tendo como orientador o Pe. Paulo Pedreira,SJ, podemos dizer que os Exercícios Espirituais, “fruto do itinerário espiritual de Inácio de Loyola” são, pois, um caminho a pecorrer. E, esse caminho é a contemplação dos passos de Jesus Cristo, para mais amá-lo e servi-lo, deixando-se configurar com Ele. Assim, como por excelência o fêz a Virgem Maria. Modelo e Estrela de minha peregrinação.

Salve Maria!